terça-feira, 15 de setembro de 2009

15 de setembro de 1928: nascimento de Zila Mamede



Zila Mamede completaria hoje 81 anos, não fosse o adormecer para sempre no abraço das águas da praia do Forte.

"(...)
Passai, marujos, passai,
que não voltarei do mar:
oceânica persisto;
sou produto desse mar
que compus nas minhas mãos
da verdura do meu sangue,
das águas dos olhos meus.

Como pois ser continente
Se fui nascida no mar?
(...)"



__________
In Rosa de Pedra, 1953. Em 1959, publicou O Arado, que agora completa 50 anos.

O mar e Nova Palmeira-PB, onde nasceu, são duas geografias de intensa força para a poeta...

Um comentário:

  1. Lembro-me de Zila Ma(r)mede em visita a Nova Palmeira e regressa insatisfeita com administração municipal daquela época, se apresenta na TVU (Natal) e faz várias denúncias. Sua poesia, no entanto, é comentada pelos maiores escritores do país. Bem lembrado Nivaldete.

    ResponderExcluir

Escreva aqui na parede seu comentário. Venho ler depois.Obrigada.

Divulgue seu blog!
Informe o código: 956
Faça pontos, ganhe brindes