segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Palpalá, Jujuy -nomes do mundo

indo ao final deste blog, certo dia, vi que ele havia sido acessado num lugar chamado Palpalá-Jujuy.
Onde será?, me perguntei. Não reconheci a bandeirinha do país; são tantas. E até acho que não quis reconhecer. Queria ficar imaginando Palpalá -sem país, sem mais qualquer referência. Palpalá, Jujuy. Palpalá, Jujuy... Mas existirá esse lugar? Não será apenas um nome? Se é um lugar, seus habitantes falarão palpalês?
Como somos impacientes com o mistério, e como a internet é uma (terrível) reveladora deles, fui saber: é um lugarejo da Argentina, e figura como opção turística...
Veio-me a curiosidade de buscar nomes incomuns de outros lugares, agora no Brasil:
Faxinal do Soturno, Estrela Velha e Não-Me-Toque (RS); Maravilha e Saudades (SC); Jardim do Mulato (PI); Luminárias (MG); Espera Feliz (ES); Feliz Deserto (AL); Poço do Lumiar (MA)...
E este aqui no RN: Caiçara do Rio dos Ventos...
São nomes do mundo. Nomes poéticos. Que o rio dos ventos da imaginação nunca cesse de correr nesse sentido.







10 comentários:

  1. Caiçara do Rio dos Ventos é um nome que me arrepia. Esses outros nomes que você cita, se instalam em mim e alguns fazem cócegas na imaginação. Adorei esse post. É isso. Bjs, Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. ...é mesmo de uma beleza extraordinária esse nome... abençoado/a quem o criou....
    beijos pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Caiçara do Rio dos Ventos, que vontade de conhecer este lugar. *.* Talvez conhecer não seja tão interessante mas a viagem em si, o dizer a todos. Para onde vais? Estou indo para Caiçara do Rio dos Ventos uma terra encantada cheia de mistérios... (suspiros)

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. É... esse nome é muito poético... provoca a imaginação... Obrigada pela visita. venha sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Nivaldete:
    Cada vez mais me apaixono pelas palavras. Quantos encantos, quanto mistério elas encobrem hermeticamente, às vezes; de forma sutil, quase transparente em outros momentos.
    Adorei sua ideia de vasculhá-las.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. nomes, nomes... coisa linda isso que chama palavra, "que desdiz",não é, Nivaldete?! adorei o post, sempre lindas palavras. beijo pra tu.

    ResponderExcluir
  7. Adoro nomes, quando são carregados de simplicidade e poesia, mais ainda...

    Abraço do Pedra do Sertão, apareça

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nivaldete. Obrigada pela visita. O seu blog está quentíssimo, parabéns! O contato com Jacqueline é fácil. Em meu blog há um link VARAL DO BRASIL (site da revista com todos os dados). O email para contato:"varalbrasil@bluewin.ch" , "varaldobrasil@bluewin.ch" . Qualquer dúvida, contate. Abraço com meu carinho.

    ResponderExcluir
  9. E ouvimos falar de um lugar anônimo: "onde o vento faz a curva". Confesso que não gosto de nomes de lugar como: Cel. Ezequiel, João Pessoa, Tenente... não são criativos. Hoje é dia de casar, abração de São João Risos).

    ResponderExcluir

Escreva aqui na parede seu comentário. Venho ler depois.Obrigada.

Divulgue seu blog!
Informe o código: 956
Faça pontos, ganhe brindes