sexta-feira, 13 de setembro de 2013

e...

estava arrumada e de semblante descansado. entrou no café assim, pisando mansinho como se não quisesse machucar o chão, olhou todo o ambiente, depois se dirigiu ao balcão, pediu um café e não foi esperar sentada. ficou me olhando, em pé, querendo conversa. -aqui, eu disse enquanto lhe entregava a xícara. -tudo tão sem graça, Dino, que não vou colocar açúcar. -o que acontece? -literalmente nada.  vai tudo bem, nada me inquieta, um estranho até me sorriu hoje quando quase dávamos um encontrão numa calçada esburacada; alguém encontrou meus documentos e deixou no porta-cartas. -o ladrão sabe onde você mora, então. -pode ser, mas junto havia um documento com o endereço. -então vai tudo bem e não sei por que você acha isso sem graça. sem graça é problema. -mas preciso concluir meu romance. -se vai tudo bem, você pode se dedicar a isso. -o problema é esse, quando vai tudo bem não sinto vontade de escrever, não há falta a ser compensada, entende? -entendo não, eu faço café, e faço seja qual for o estado de espírito, às vezes tenho uma amargura igual à desse que você nem bebeu ainda, mas faço assim mesmo. nessas horas não gostaria, mas é disso que vivo e sabe que mais?, fazer café acaba me curando. não só fazer, mas oferecer. oferecer é curativo. -mas você vende. -vendo mas ofereço. há uma diferença entre só vender e apresentar o produto e vender e oferecer. oferecer é mais do que entregar. e o café talvez seja o objeto que mais se oferece, mesmo vendido. tem uma amorosidade, uma alma nisso que o dinheiro não empobrece. com a sua literatura por certo não é assim, você talvez não consiga oferecer, mesmo vendendo milhares de exemplares. você sequer sabe quem compra, quem lê, você não olha nos olhos de quem leva seus livros.  -ah, o café está esfriando, vou tomar e correr pra casa. já sei como vou terminar o romance.
-também sei: a personagem sem destino entra num café e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui na parede seu comentário. Venho ler depois.Obrigada.

Divulgue seu blog!
Informe o código: 956
Faça pontos, ganhe brindes