domingo, 22 de setembro de 2013

...por que um copo d´água é uma coisa bonita?

tinha que fazer uma tarefa escolar e andava pela casa espiando o que não via, esperando a revelação.
o que seria, para deixar a menina tão mudamente aflita?
passada mais ou menos uma hora, o som dos seus pés descalços indo e vindo dava notícia de que ela ainda não achara a resposta.
-queres que te ajude, filha?
-não, não precisa, eu acho sozinha.
-o quê?
-ainda não sei.
-mas disseste que acharias sozinha...
-pois é, não sei ainda o que é mas vou achar. tenho de levar a resposta amanhã. é a primeira aula.
-e ainda não queres ajuda?
-ninguém pode me ajudar. é coisa minha, só eu posso achar.

a mãe voltou a ver o documentário sobre Jean-Michel Basquiat, que trabalhava em dez, vinte quadros ao mesmo tempo e "estava sempre em estado de criação" -foi só o que ela guardou. sua vontade era resolver  a busca da pequena, que é das mães agir assim: tentar interromper a dor dos filhos, embora não se tratasse propriamente de uma dor, naquele caso. era só uma tarefa escolar, mas como aquilo estava consumindo as energias de Amanda! e se depois ela ficasse taciturna sempre que se deparasse com um desafio? não, Amanda, me deixa te ajudar, diga o que é essa busca, que dever é esse que te faz tão agoniadazinha?

aconteceu de a menina ir repentinamente à cozinha e deixar o caderno no sofá, perto da mãe, e a mãe depressa leu o que estava escrito lá, a tarefa: indicar algo que considera bonito e dizer o porquê.
ah, então era só isso! e ela achando difícil, com tanta coisa bonita para ser apontada: as flores, por exemplo. quando a menina retornou, a mãe puxou-a para si, observou sua blusinha azul molhada em uns três pontos.
-as flores, filha. elas são uma coisa bonita.
-já achei minha coisa bonita, mãe. um copo d´água!
-um copo d´água?... e por quê?
-ah, isso não sei responder. como vou saber por que um copo d´água é uma coisa bonita? mas é.
e foi para o quarto, satisfeita.

2 comentários:

  1. Lindo, minha diva, como sempre. Você me (nos) deixa sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. feliz porque você gostou, moça de ótimos textos! bjs

    ResponderExcluir

Escreva aqui na parede seu comentário. Venho ler depois.Obrigada.

Divulgue seu blog!
Informe o código: 956
Faça pontos, ganhe brindes